sábado, 30 de novembro de 2013

215 mil jovens não estudam nem trabalham no Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte
 
Da Tribuna do Norte - 215 mil jovens potiguares com idade entre 15 e 29 anos não estudam e também não possuem qualquer ocupação remunerada. Conforme a Síntese de Indicadores Sociais 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada ontem e elaborada com base em dados colhidos em 2012, no Rio Grande do Norte, 23,7% da população dessa faixa etária encontra-se nessa situação, ou seja, 6,78% da população total do Estado.
 
O índice está acima da média nacional, de 19,6%. Segundo IBGE, o Nordeste é a região com maior proporção de jovens que não estudam e nem trabalham. A pesquisa aponta também que as mulheres brasileiras são maioria entre os jovens nessas condições: 70,3%. Entre as garotas pesquisadas, 58,4% tinham pelo menos um filho.
 
A evasão escolar no limiar dos ensinos Fundamental e Médio também está entre os pontos abordados pela pesquisa do IBGE. Os indicadores mostram que a maior parte dos jovens do país que nem trabalham nem estudam, 38,6% deles, têm ensino médio completo, mas outros 32,4% sequer completou o Ensino Fundamental. No Rio Grande do Norte, a análise de frequência líquida escolar aponta que apenas 44,2% das crianças de 15 a 17 anos cursavam o Ensino Médio na época da pesquisa.
 
Este número de evasão escolar é bem maior se comparado com o ensino fundamental, em que as crianças de 6 a 14 anos que frequentam as aulas chegam a 91,9% no Estado. “Muitos acabam largando os estudos porque estão trabalhando para tentar a sobrevivência da família. Outros foram reprovados e se afastaram da escola, desmotivados. Então é um conjunto de fatores. E essas pessoas acabam ficando excluídas do mercado de trabalho”, avalia Ivanilton Passos, analista do IBGE.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais 30 mil trabalhadores potiguares ainda não sacaram abono salarial ano-base 2016.

Abono Salarial   Último levantamento do Ministério do Trabalho divulgado na sexta-feira, 13, aponta que 31.087 trabalhadores no ...