quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Ensino médio: em crise e perdendo alunos

Brasil
13068

O Censo da Educação Básica de 2013, divulgado nesta terça-feira (25), mostra que o ensino médio continua estagnado e, pior, vem até perdendo alunos. 

No ano passado, foram registradas 64 mil matrículas a menos, uma oscilação negativa de 0,7%, o que deixou o Brasil com 8,31 milhões de estudantes na última etapa do ensino básico.

Os números mostram que o total de estudantes de nível médio no país permaneceu na faixa de 8,3 milhões, à exceção de 2011, quando teve ligeira oscilação positiva para 8,4 milhões.  

O próprio MEC, assim como especialistas, apontam o ensino médio como maior gargalo da educação brasileira, isto é, a etapa que vive uma crise até agora sem saída.

Diferentemente do ensino fundamental, em que 98% das crianças de 6 a 14 anos chegaram à escola, o ensino médio ainda está longe da universalização. 

 Considerados os jovens de 15 a 17 anos, que constituem o público-alvo do nível médio, 15,8% estavam sem estudar em 2012, segundo o IBGE.

Sem falar que boa parte dos jovens matriculados estava atrasada, ainda frequentando turmas de ensino fundamental. 

 O ministro Paim admite o problema, mas lembra que o MEC tomou medidas como fornecimento de merenda, transporte escolar e livros didáticos para o ensino médio na segunda metade da década passada. 

                        loja padre cicero, tradição en nossa cidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais 30 mil trabalhadores potiguares ainda não sacaram abono salarial ano-base 2016.

Abono Salarial   Último levantamento do Ministério do Trabalho divulgado na sexta-feira, 13, aponta que 31.087 trabalhadores no ...