domingo, 27 de julho de 2014

Internado há 80 dias, Maguila come melhor, mas não tem previsão de alta.


saúde.


Antes alimentado apenas por sonda, ex-boxeador começa a ter dieta pastosa, porém, Mal de Alzheimer e demência pugilística são degenerativas e dificultam tratamento


Maguila completa 80 dias de internação no Hospital Geriátrico Dom Pedro II, em São Paulo. 

Maguila se emocionou na despedida ao narrador Luciano do Valle (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas) Lutando contra o Mal de Alzheimer e sofrendo com os efeitos da demência pugilística, um trauma no cérebro muito comum entre ex-boxeadores, José Adilson Rodrigues apresenta um quadro degenerativo e segue sem qualquer previsão de alta. 

Porém, ele teve uma pequena evolução nos últimos dias, ao passar a receber também alimentação pastosa - purês, sopas cremosas e frutas cozidas, por exemplo. Até então, o ex-pugilista de 56 anos se alimentava apenas através de uma sonda.

- Maguila permanece fazendo a sua alimentação por sonda. Mas, há quase uma semana, também passou a fazer alimentação pastosa. 

Ele teve uma progressão do caso, mas as doenças são degenerativas e a situação continua parecida - disse Lúcia Andrade, amiga da família de Maguila e assessora de Irani Pinheiro, esposa do ex-lutador.

Apesar da ligeira evolução no quadro médico, Maguila segue sem qualquer previsão de alta hospitalar, de acordo com os médicos.

- É impossível ter uma previsão. O próprio quadro e o diagnóstico não permitem uma previsão de alta. 

Mas o Maguila está sendo muitíssimo bem cuidado e recebe diariamente a visita da Irani. Ele não está abandonado - disse Lúcia.
Diariamente, Maguila faz sessões de fisioterapia e fonoaudiologia. 

Muito mais magro por conta das patologias, ele também pratica alguns exercícios para estimular a musculatura, já que passa bastante tempo na cama do hospital.

Neste mês, a maior luta de boxe da carreira de Maguila completou 25 anos. No dia 15 de julho de 1989, o então peso-pesado foi derrotado por nocaute no segundo round pelo americano Evander Holyfield, que tempos depois viraria campeão mundial. 

A luta aconteceu nos Estados Unidos e despertou a atenção da mídia internacional.

A última aparição pública de Maguila foi dias antes de sua internação. 

Em abril, ele esteve no enterro do narrador esportivo Luciano do Valle, em Campinas, no interior de São Paulo.


Entenda o caso


No dia 28 de abril, Maguila deu entrada no Hospital Santa Casa de Misericórdia com um quadro de desidratação e com dificuldades para engolir. 

Ele estava muito agitado, precisou até de um sedativo. No ano passado, Maguila também chegou a ficar internado em São Paulo. 

O ex-pugilista foi diagnosticado há quatro anos com Mal de Alzheimer e também sofre com demência pugilística, um trauma no cérebro muito comum entre ex-boxeadores. 

Em maio, Maguila chegou a sofrer com uma pneumonia. Mas a doença foi tratada e, como não havia previsão de alta, ele foi transferido para o Hospital Geriátrico Dom Pedro II, que é administrado pela Santa Casa de Misericórdia.

José Adílson "Maguila" Rodrigues está com 56 anos e deixou os ringues em 2000, com 77 vitórias, 61 delas por nocaute, em 85 lutas. Depois de se aposentar, ele gravou um CD de samba e tentou se eleger, sem sucesso, deputado federal. Ele e a esposa são responsáveis por uma organização não governamental.
publicidade.


lula pneus



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais 30 mil trabalhadores potiguares ainda não sacaram abono salarial ano-base 2016.

Abono Salarial   Último levantamento do Ministério do Trabalho divulgado na sexta-feira, 13, aponta que 31.087 trabalhadores no ...