sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Entenda o que está por trás do Halloween.


Halloween


    No dia 31 de outubro comemora-se o Halloween em grande parte dos países Ocidentais, sendo mais representativo nos Estados Unidos por influência dos imigrantes irlandeses que por lá chegaram no século 19. No Brasil, a data ganhou força através de escolas primárias e secundárias Norte-Americanas, dos cursos de inglês e da TV.  

"All Hallows’ Even" significa Noite de Todos os Santos. Com o passar dos tempos, as pessoas passaram a se referir à celebração como “Hallowe'em” e, mais tarde, simplesmente “Halloween”.

A festa



A tradição do Halloween surgiu como o povo Celta há mais de 2.500 anos. Segundo eles, no último dia do verão (31 de outubro) os espíritos saíam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos.

Para assustá-los, colocavam-se nas casas objetos medonhos como caveiras, ossos decorados e abóboras enfeitadas, entre outros. Como se trata de uma festa pagã, ela foi condenada na Europa durante a idade média, época na qual passou a se chamar Dia das Bruxas.

Assim, quem decidisse participar das comemorações, era perseguido e condenado à fogueira pela Inquisição. Para diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja decidiu cristianizar a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Símbolos e Tradições


Como o Halloween está relacionado à morte, a tradição resgata elementos e figuras assustadoras como símbolos, entre eles: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gato preto e personagens fictícios como Drácula e Frankestein.

É comum as crianças saírem às ruas fantasiadas, batendo de porta em porta.


Quem atende, escuta a frase: “trick or treat”, que significa “travessuras ou doces”. A quem se nega dar uma guloseima, pede à tradição que leve um susto.    

Desta forma, a criançada termina a noite do dia 31 com sacolas recheadas de balas, chocolates e doces.


Enquanto isso, nas festas comemorativas que se espalham pelo país, além da comida das fantasias, não pode faltar uma fogueira.
 


Curiosidade

A lanterna feita com uma abóbora recortada em forma de careta veio da lenda de um homem notório chamado Jack, a quem foi negada a entrada no céu por sua maldade e no inferno por pregar peças no diabo.

Condenado a perambular pela terra como espírito até o dia do juízo final, Jack colocou uma brasa brilhante em um grande nabo oco para iluminar-lhe o caminho através da noite. Então, esse talismã, que acabou virando abóbora, simbolizava uma alma condenada.  

Halloween no cinema e na TV



O interesse por assuntos místicos sempre rendeu boas histórias. São inúmeros os títulos lançados no cinema e na TV. Porém, nada disso seria possível sem as famosas Bruxas, classificadas em Valentinas e Rasputinas para identificar quem usa magia branca ou negra

As Valentinas são descendentes da irlandesa Valentina O’Connam, que veio para o Brasil ainda menina. O seu poder costuma se manifestar na infância e sua marca é um V, que pode desaparecer caso ela faça algo que vá contra os princípios da linhagem.

Já as Rasputinas não possuem sinais e os seus poderes só se manifestam após a maioridade. São descendentes do monge Grigori Rasputin, que viveu na Rússia no começo do século 20.  Essas criaturas usavam chapéu preto, voavam em vassouras e cultivavam uma verruga no nariz.

Entretanto, foram retratadas de formas variadas nos contos da Disney como, por exemplo, nos papéis das madrastas malvadas das princesas Cinderela e Branca de Neve, enquanto que no cinema, alguns filmes foram fiéis a história.

Entre eles, temos: As Bruxas de Salem, A letra Scarlate e Joana D’arc. Esta última, embora montasse a cavalo e tivesse nas mãos uma espada, foi considerada uma bruxa por afirmar ter o dom de falar com seres divinos.

Por outro lado, algumas produções romantizaram ou humanizaram as bruxas. Títulos como Da Magia à Sedução, Abracadabra, Jovens Bruxas e o fenômeno Harry Potter.




Na TV, a série mais famosa foi A Feiticeira (Bewiched), lançada nos anos 60. Até hoje, as pessoas sentem falta das aventuras de Samantha (Elizabeth Montgomery). A bruxinha também foi parar no cinema, em 2005, tendo Nicole Kidman no papel principal.

Ainda na televisão, tivemos Charmed, série lançada em 1998, que retratava a vida das Halliwell, Prue (Shannen Doherty), Piper (Holly Marie Combs) e Phoebe (Alyssa Milano), três irmãs com o dom da magia. A produção até hoje é lembrada pelos fãs.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais 30 mil trabalhadores potiguares ainda não sacaram abono salarial ano-base 2016.

Abono Salarial   Último levantamento do Ministério do Trabalho divulgado na sexta-feira, 13, aponta que 31.087 trabalhadores no ...